Home

1 de jun de 2012

No início do mês de maio os representantes das Associações Clânicas e do Parlamento Paiter Surui tiveram reunião com delegado da Policia Federal, o responsável pela Operação Arco de Fogo. Na oportunidade foi entregue a carta de denuncia e reivindicações dos mesmos. Delegado garante que será providenciado com maior atenção e urgência os pedidos. E foram encaminhados as copias da carta para FUNAI de Brasília, Ministério Público Federal – RO e Equipe Técnica Federal (Programa de proteção aos defensores dos Direitos Humanos).

Fonte: paiter.org

A visita se encerra com o compromisso de Bianca Jagger de defender os direitos indígenas e das populações atingidas

Logo após a visita na Terra Indígena Sete de Setembro, do Povo Paiter Surui, Bianca Jagger, Ex-mulher de Mick Jagger cumpre sua agenda em Porto Velho. Aonde foi dada uma entrevista nas impressas local e uma visita ao chefe da Casa Civil o Sr. Juscelino Batista, e na oportunidade Almir Surui falou da situação dos indígenas no Estado, Ivaneide Bandeira falou sobre os impactos nos índios isolados, Eliezer falou sobre a questão dos quilombolas, Edjales sobre a necessidade do Governo esta atento as questões ambientais e Bianca Jagger sobre os impactos das hidrelétricas sobre os indígenas e população ribeirinha.
Depois se reuniu com os representantes do movimento sociais da cidade. Os mesmos relataram como estavam sendo prejudicados pelo impacto das hidrelétricas, que muitos ribeirinhos estavam perdendo suas casas e foram entregue vários documentos a Bianca Jagger.
E juntamente com os representantes dos movimentos que estavam na reunião e Bianca Jagger, vê de perto a destruição causada pelas barragens nas casas dos ribeirinhos do bairro Triangulo.

Ao termino de passeio de barco foram direto para o aeroporto para Manaus para participar do Fórum Mundial de Sustentabilidade onde Almir e Bianca tinham uma palestra a fazer.

Fonte: paiter.org