Home

26 de out. de 2010

Associação Metareilá inaugura Maloca Digital e índios participam de oficina de inclusão digital

A Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí que tem como meta atuar na defesa e preservação cultural e territorial buscando promover a garantia da biodiversidade e formação dos povos indígenas no intuito de construir e fortalecer a sua autonomia fez na manhã desta quinta-feira, em sua sede, localizada no distrito do Riozinho, a inauguração do Ponto de Cultura Maloca Digital.
A Associação é dirigida pelo líder indígena Almir Suruí e nesses dias 06, 07 e 08, está ministrando oficina de Inclusão Digital em Linux e Multimídia “Fotografia e Vídeo”, com jovens indígenas. A oficina está sendo dirigida pelos professores Chicoepab Suruí (Vídeo), Edimar Freires Ferreira (Inclusão Digital) e Sérgio P. Cruz (Fotografia).
De acordo com Almir Suruí, a oficina tem como principal objetivo levar as tecnologias da informação e da comunicação para as aldeias indígenas, preparando os jovens indígenas para contribuir na preservação da cultura e biodiversidade para melhorar o intercâmbio entre todos os povos.
Durante esses três dias da oficina, cerca de dez índios estão participando das atividades que ensina como operar o computador, criaram suas próprias contas de email, publicar notícias sobre a realidade da aldeia e wiki, onde colocaram também algumas informações sobre a aldeia, seu modo de vida, além de manuais com sua própria linguagem, onde explicam os procedimentos para realizar as atividades cotidianas.
Estão previstas oficinas um pouco mais avançadas de edição de áudio e vídeo, montagem de webrádio, criação da página de Internet e navegação dirigida na Internet. Uma outra atividade prevista é a metareciclagem, que deverá culminar com a migração de todos os computadores da aldeia para software livre.
O assessor indígena, Paline Surí, ressaltou a importância da oficina e inauguração da Maloca Digital. “É necessário que esse processo continue e novas etapas sejam realizadas no decorrer do ano. Isso beneficia os povos indígenas que estão se integrando e trabalhando nas diferenças culturais defendendo a biodiversidade”, disse.
Fonte: Cacoal
08/05/2010 - 09:00
Da Prefeitura Municipal de Cacoal

5 de out. de 2010