Home

27 de jul. de 2010

Entrevista com Francisco Surui

Entrevistado: Francisco Surui
Entrevistador: Celso Surui

01- Você poderia contar uma história de um tempo quando você sentiu muito orgulho de sua comunidade?
R- Sim, já senti muito orgulho e sinto até hoje de um momento que aconteceu no dia 04 de Outubro de 2008, naquele dia o ITABIRA SURUI indigena ele foi eleito como vereador no municipio de Rondôlandia MT , depois de 40 anos de contato com sociedade não indígena.

02- O que você considera importante na sua comunidade?
R- O mais importante que eu considero hoje, e que minha comunidade mantêm ainda a sua cultura, atráves de consumo da comida tradicional, uso da língua Tupi-mondé e reflorestamento na aldeia.
Além disso o importante seria também os idosos transmitir o conhecimento tradicional para os mais jovens , possibilintando garantir a impotância e manter a cultura paiter.

03- Qual semente você poderia plantar na sua comunidade hoje que faria diferença no futuro?
R- Estudar na faculdade e tornar um profissional e praticar o conhecimento adquirido dentro da terra indigena Sete de Setembro juntamente com o meu povo, pois nos encotramos carente de profissional indigena atuando na contribuição pela solução de problema enfrentadas.


04- Qual seria a melhor maneira de trocar informação entre comunidade?
R- Através de reunião , por que e a maneira mais fácil de trocar a informação entre comunidade, com tradução simples objetivando a réplica das informações com os outros indigenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário