Home

17 de nov. de 2010

Mapimai festa da criação do mundo



Os suruis de Rondônia,conhecidos como  os ‘indíos cantores’ se autodenominam “paiter,” que quer dizer gente de verdade. Vivem na terra indígena sete de setembro ao norte do município de Cacoal, com uma população de aproximadamente 1.350 pessoas falantes da língua materna tupi-monde.
O Mapimaí é uma festa da cultura do povo Paiter Suruí. Essa manifestação é uma forma de uma valorização da cultura Paiter, podemos expressar que o Mapimaí é uma festa de comemoração da criação do mundo, e é uma forma de reconciliação e busca de equilíbrio entre homem, cultura e natureza.            
A festa do Mapimai é uma festa comemorando a criação do mundo. Os Suruí tem se dividido em quatro grupos, ou clãs, que são: Gãmeb, Gãbgir, Makor e Kaban. Os grupos dos Kabaney tem ficar longe, no outro lado dos grupos do Gãmeb, Gãbgir e emaor.A festa tem sido muito organizada pelos indígenas. Os três grupos oferecem a bebida, chamada xixa, para outros  grupo.
Essa festa faz parte da cultura do povo Paiter e é muito importante para o projeto de fortalecimento cultural do povo Suruí, reunindo os clãs Paiter Suruí e restabelecendo sua identidade cultural.


      Tradução para a língua tupi- monde:

MAPIMAI baga mawe de awe magã ewe.

 Surui-ey de Rondônia e ey sadana Mereweo-ey na ani e, ayab ey ja na PAITER ana e. Ayab ey sadana 7 de setenbro eka ana aní, Mato Grosso e maih anar abi koy, ete paiter katxer esadana 1.350.
Mapimai edena  arixá paiter esade amasoe mi ewe e. Mapimaí edena apin soe de ka paiter Sade arixá me magã iwe  matxor ewe ena e.
Eebo Paiterey esade na asarey itxa arixá:gameb, gabgir e makor. Ete kabaney Sade arixáme  esaba koderid asarey itxa ena . Ete arixáme esadena guya xiter awemaga ani e.
 
 Por: Oyxibo , Odete , Luan , Naraicomini e Pilatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário