Home

28 de nov. de 2011

Ponto de Cultura Maloca Digital aderi a Distribuição Multimídia juntaDados


Foi ao som de muito rap regional dos grupos, Comunidade Manoa, F2 e Beradelia que durante os dias 22 a 25, os jovens indígenas Paiter Surui poderão experimentar as inovações e vantagens da distribuição multimídia juntaDados, que disponibiliza as principais ferramentas para produção multimídia e audiovisual voltada as atividades dos Pontos de Cultura.

Um Sistema Operacional completo e livre baseado no GNU/Linux têm como objetivo simplificar e facilitar as atividades de produção audiovisual dos Pontos de Cultura e ações de Inclusão Digital e Cultura Digital. Esta Distribuição GNU/Linux possui as principais ferramentas para escritório, produção de conteúdo de Áudio, Vídeo, Imagem e Texto escolhido através de levantamentos feitos em Pontos de Cultura e Ações de Inclusão Digital.

Todos os códigos-fontes, das ferramentas livres e do kernel Linux, estão disponíveis livremente nos repositórios Ubuntu para download ou em sites na Internet.

É desenvolvido pelo Pontão de Cultura Digital da Bahia sediado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conveniado pelo Ministério da Cultura no final de 2008 através do Programa Cultura Viva e tendo iniciado suas atividades em Janeiro de 2009. Desde Janeiro de 2010 os integrantes do Pontão de Cultura Digital juntaDados continuam suas atividades de forma voluntária.
  Distribuição GNU/Linux juntaDados é um dos diversos produtos desenvolvidos pela equipe do Pontão que buscam facilitar a produção, difusão e capacitação em ferramentas audiovisuais peos Pontos de Cultura do Brasil.
O Projeto Maloca Digital tem como finalidade o empoderamento de jovens indígenas do município de Cacoal-RO envolvidos diretamente no projeto na apropriação de tecnologias digitais, através do uso de software livre, comunicação em rede e capacitação em produções de multimídia, articuladas com ações de conservação ambiental na realidade local.
Neste sentido o projeto tem como meta a montagem e manutenção de 01 centro de produção e difusão de multimídia (áudios, vídeos, textos e imagens) denominado Maloca Digital, visando à capacitação para produção de pequenas mídias digitais, além de serem espaços para atividades de arte-educação, transversalizando com educação ambiental, para tal, utilizaremos o conceito de pegada ecológica.





















































 













Nenhum comentário:

Postar um comentário