Home

1 de nov. de 2011

Visita da USAID de Brasil na Aldeia Suruí

Almir Surui presenteando a Magali
   Nos dias 22 e 23 de Outubro os Paiter Surui recebe a visita da USAID (States Agency for International Development), embaixada dos Estados Unidos de Brasília na Terra Indigena Sete de Setembro. Chegando no fim de tarde ao local (espaço de Feira Cultural Kaban), aonde as comunidades da Aldeias Lobó, Tikã, Lapetanha, Joaquin e Amaral  estavam esperando a sua chegada Magali e Maximiliano da USAID, são presenteados  pelo Lider Maior do Povo Indígena Paiter, Almir Naraymoga Suruí. " Agora vocês estão batizados de Suruí", diz Almir ao entregar o colar aos visitantes.
Paiter dançando

   Para mostrar o que fazem no dia-a- dia, os lideranças Paiter cantaram uma música Paiter em especial para o pessoal da USAID. Enquanto isso Magali e Maximiliano também são convidados para dançar juntos com os Surui. Depois disso, o pesoal foram pra Aldeia Lapetanha onde Hospedaram-se. 
visita ao Reflorestamento PAMINE
    No dia seguinte, acompanhado de Almir Surui e Ivaneide Bandeira, os representantes da USAID tiveram oportunidades de conhecer vários locais de reflorestamento PAMINE (Renascer da Floresta). A USAID que é um dos apoiadores e parceiro da Associação Metareilá no projeto Garah Itxa (Juntos com a Foresta), são orientados pelo Almir no decorrer da visita ao reflorestamento. Detalhadamente Almir fala nome de cada espécies de plantas que foram plantadas pelos Paiter.
Visita ao reflorestamento.  
  Outros espaços de reflorestamento também foram visitados pela USAID, como o reflorestamento dos clã Gabgir do Instituto Yabner e também o reflorestamento do clã Kabaney da Associação Kabaney. Foram visitados também o viveiro de mudas do Projeto PAMINE e também a Maloca tradicional onde o Povo Suruí (gamebey) pretende criar uma universidade dentro da terra Indígena para comunidades Suruí tanto quanto para populações nao-indígenas.

Fazendo pintura no Max
   No final de tarde no encerramento do segundo dia, os Paiter Surui, Agamenon Gamasakaka Surui (Ancião do Povo Surui) fez uma pintura na Magali e por sua vez João Lawad Surui (coordenador do Instituto Yabner) fez uma pintura no Maximiliano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário